– Avançar na produção orgânica entre as famílias agricultoras de Gentio do Ouro, foi o grande objetivo das formações realizadas pelo Sinpri/Senar, em parceria com a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Agricultura –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

O Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê (SINPRI), por meio do Convênio com o Sistema Faeb/Senar, realizou uma semana de capacitações em Gentio do Ouro, atendendo demanda da Secretaria de Agricultura daquele município, gerenciada por Ruy Pacheco e das famílias atendidas pela técnica do Sinpri/Senar, Rejane Gonsalves.

No período de 29 a 31 de março, ocorreu o curso sobre produtividade da olericultura orgânica. Já na sexta-feira, 1 de abril, aconteceu o Seminário sobre Feira de Produtos Orgânicos e a sua importância na comercialização para os produtores, onde a agricultora Evaney Martins, falou das experiências de sucesso na região de Irecê.

O presidente do Sinpri, João Gonçalves, destacou a importância da capacitação, introdução da assistência técnica e inovação nas atividades agrícolas e pecuárias, fomentadas pelo sistema Faeb/Senar/Sinpri, para todo o Território de Irecê, resgatando a capacidade produtiva das propriedades, segurança alimentar e nutricional e qualidade de vida social e econômica para as famílias atendidas.

O vice-prefeito Alfredo Franca, que representou o prefeito Robério Cunha, o secretário Ruy Pacheco, o presidente do STTR de Gentio do Ouro, Adão, a assistente da Seagri municipal, Monalisa, e a líder do movimento agroecológico de Gentio do Ouro, Nailza Paiva de Souza, participaram do ato de encerramento das atividades, quando ressaltaram a importância das formações e da assistência técnica. Durante a programação, foram entregues pela Prefeitura, 30 barracas e mudas de plantas nativas.